A importância do mise en place

Você sabe o que é o mise en place?

Provavelmente você já escutou falar desse termo, principalmente nos realitys shows gastronômicos como MasterChef por exemplo, mas ficou na dúvida do que realmente se trata, não é?

O Mise en place (pronuncia-se [miz an plas]) significa “pôr em ordem”, ou seja, trata-se da organização dos ingredientes e utensílios que vão ser utilizados na hora de fazer uma receita.

Sabe aquele vídeo de receita do seu youtuber ou programa predileto, onde antes de iniciar a receita, ele deixa os ingredientes todos arrumadinhos em vários utensílios? Mise en place é isso!

– Ahh, mas isso é só para chef profissional…

– Não e não!

Você já passou pela situação de no meio da receita de bolo, perceber que acabou o fermento? Ou com a panela fogo, deixar queimar algo porque se esqueceu de pegar um ingrediente no armário? Ou então, na hora de fazer uma clara em neve, percebe que a batedeira queimou?

Todo mundo já passou por essa situação, e é exatamente aí que entra o mise en place. Quando você lê uma receita e já separa as porções na quantidade certinha, muito difícil você sentir falta de um ingrediente na metade do preparo, e o mesmo acontece com todos os utensílios e eletrodomésticos que serão necessários para a preparação.

Sem contar que, além de praticamente zerar a chance de você errar a receita, fica tudo muito mais organizado na sua bancada e a preparação será muito mais rápida.

Alguns utensílios são bem comuns para se usar como mise en place, como Ramequins, cremeiras, sopeiras e bowls.

O mise en place, ajuda também você não se perder durante as receitas, pois tudo o que vai precisar utilizar já vai estar separado e pronto para o uso.

Experimente você mesmo. Pegue uma receita e separe os ingredientes, facas e outros utensílios que possa vir a usar durante o preparo e veja por si só como o mise en place pode te ajudar na cozinha.

Caso precise, no site da Vemplast você encontra uma variedade enorme de produtos como as bandejas que ajudam você a separar tudo o que você precisa em uma superfície resistente e que suporta todo tipo de temperatura. Dá uma olhada no site, peça a sua e ponha já o mise en place em pratica na sua cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *