Reabertura do comércio: veja como se adaptar

Diversos estabelecimentos vêm tendo que rever seus métodos e modelos de atendimento ao cliente, principalmente no momento de reabertura do comércio. O delivery se tornou um grande protagonista para muitos estabelecimentos, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Agora, com alguns lugares se adaptando ao tão mencionado “novo normal”, é preciso começar a se adequar para a reabertura do comércio. Isso já vem sendo feito em países como Portugal e Canadá.

Bares e restaurantes estão reabrindo, seguindo as diretrizes para maior segurança de funcionários e clientes como a redução da capacidade máxima de público e a higienização completa e constante do estabelecimento, além de claro, reforçar o uso obrigatório de máscara para entrar nos estabelecimentos.

A importância de se planejar

Tendo isso em mente, é preciso pensar em como agir para a reabertura do comércio aqui no Brasil, claro que dependendo das determinações de cada região ou estado.

VEJA TAMBÉM: Como deixar o seu arroz soltinho

É de se esperar que em vários lugares o delivery já tenha sido estabelecido como um método de vendas de grande sucesso, mas, além dele, é necessário o preparo para o atendimento realizado no próprio estabelecimento.

Comece pela equipe

Começando pelo básico, é necessário estabelecer alguns hábitos em todos os setores do seu restaurante, bar ou lanchonete. Você deve prezar pela higiene e manter o distanciamento social de, pelo menos, 2 metros, para evitar aglomerações.

Ao gerar a conscientização da equipe do seu estabelecimento, você já consegue deixar o ambiente mais seguro para os eventuais clientes. Eles estão depositando sua confiança em você ao frequentar seu estabelecimento.

Novos hábitos de atendimento

As diretrizes relacionadas à recepção e atendimento ao cliente são mais básicas. Ainda assim, importantíssimas para manter o ambiente limpo e seguro para todos.

Você deve, principalmente:

  • manter sempre um recipiente com álcool em gel 70% disponível em pontos estratégicos como no caixa, nos portões de entrada e saída e banheiros;
  • fornecer também instruções sobre as medidas tomadas pelo estabelecimento, guiando os clientes.

Utilize os EPIs

Ainda sobre a segurança, é fundamental manter a proteção dos funcionários. O uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (os famosos EPIs) é altamente recomendado.

Pensando nisso, a Vemplast começou a produção das máscaras faciais de acrílico, as Face Shields. Elas podem ser usadas em diversos setores do estabelecimento. Inclusive para proteger colaboradores que trabalham na área externa, como entregadores e quem tem contato direto com a chegada de mercadorias.

Garçom trabalhando na reabertura do comércio com EPIs adequados: avental, luvas e face shield da Vemplast de acrílico
Garçom trabalhando na reabertura do comércio com EPIs adequados: avental, luvas e face shield da Vemplast de acrílico

Mas, apesar dos EPIs auxiliarem na segurança, é essencial que sua equipe esteja treinada e preparada para o atendimento dos clientes ser realizado da forma segura para ambas as partes.

Organize a rotina interna

Prepare a equipe de limpeza para realizar a higienização constante dos ambientes e utensílios do estabelecimento. As equipes de preparo para a possibilidade do aumento de pedidos por entrega, que devem ser priorizados para não atrasar outros preparos e deixar os clientes dentro do estabelecimento esperando.

Em países como o Reino Unido, onde o comércio já passou por seu período de reabertura, os estabelecimentos são encorajados à realizar checagens periódicas nas equipes de funcionários. É uma forma de garantir que ninguém acabe por espalhar o vírus dentro dos ambiente de trabalho.

Fiscalize os clientes

Checar a temperatura dos clientes que entram no local também é um costume adotado por certos negócios, assim conseguindo controlar a entrada de pessoas com a suspeita de infecção. Você também deve sugerir o direcionamento para um centro médico caso sejam detectados outros sintomas da doença.

Reabertura pelo mundo

Além da Europa, algumas cidades nos Estados Unidos também já vêm participando do processo de reabertura. Os protocolos são semelhantes aos adotados no Reino Unido, prezando, sempre, pelo distanciamento social para a maior segurança de funcionários e clientes, assim como a higienização reforçada dos locais.

Aqui, no Brasil, já existem alguns estados que estão passando pelos processos de reabertura levando em consideração a estabilidade dos níveis da doença e seguindo as indicações para que o número de casos diminua com a introdução das novas “rotinas” ou ao menos continue de forma estável.

Uma coisa é certa: devemos manter o otimismo! Logo o cenário vai melhorar, mas é sempre bom se adiantar com a adaptação daquilo que será oferecido ao cliente. No caso de bares e restaurantes, além de ofertar o sabor, será necessário oferecer segurança e confiança ao cliente.

One thought on “Reabertura do comércio: veja como se adaptar

  1. Pingback: Como aumentar vendas da sorveteria - Vemplast

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *