Como substituir descartáveis em restaurantes, bares e lanchonetes

Bowl de plástico com tampa para sopa Vemplast
Bowl de plástico reciclável com tampa para sopa Vemplast ideal para  quem quer saber como substituir descartáveis em restaurantes, bares e lanchonetes.

A lei que proíbe o uso de materiais de plástico descartável em São Paulo aumentou a preocupação de empresários em relação aos produtos usados para servir e fazer entregas. Como substituir descartáveis em restaurantes, bares e lanchonetes? 

Dá para encontrar utensílios mais versáteis? É possível usar recipientes sustentáveis que diminuam os riscos de acidentes e sejam viáveis? 

Como fazer essa mudança sem aumentar o preço final para o consumidor? Como elevar a percepção de qualidade que ele tem sobre o que é oferecido, caso seja necessário repassar parte desse custo?

Essas são algumas questões que vamos responder neste artigo. Você vai entender porque é tão importante se adaptar aos novos tempos. Vamos mostrar ainda que essa mudança é urgente mesmo em cidades que não têm leis parecidas. Além de explicar como fazer essa transição sem comprometer os resultados do seu negócio.

Proibição ao uso de plástico descartável em São Paulo   

A lei municipal nº 17.261 foi aprovada em 13 de janeiro de 2020, mas só entrou em vigor no primeiro dia de 2021. Mesmo com esse tempo de adaptação, muitos comerciantes ainda não conseguiram fazer a adequação. Quem descumprir a regra está sujeito a multas de até R$ 8 mil

Pela nova lei, está proibido o uso de copos, pratos, talheres, agitadores para bebidas e varas para balões de plásticos descartáveis na cidade de São Paulo, mesmo nas entregas. Por isso é fundamental entender como substituir descartáveis em restaurantes, bares e lanchonetes. Outros estabelecimentos também devem ter essa preocupação já que a lei abrange hotéis, padarias, eventos culturais, esportivos, entre outros.

Esses utensílios devem ser substituídos por similares de material biodegradável, compostável e/ou reutilizável que permitam a reciclagem.

Segundo a prefeitura, 16% dos materiais levados aos aterros são de plástico e, a maior parte, foi usada apenas uma vez.

Lixo no Rio e restrições pelo mundo

O problema está longe de ser apenas da capital paulista.

Ainda no primeiro fim de semana de 2021, um vídeo publicado no Instagram, pelo Instituto Mar Urbano, chamou a atenção de pessoas em todo o mundo. A onda de lixo e materiais de plástico, filmada em São Conrado, no Rio, foi assunto em vários veículos de comunicação.

De acordo com outra organização não governamental, a World Wide Fund for Nature (WWF) o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, perdendo apenas para EUA, China e Índia. 

Dezenas de países já criaram legislações específicas para dar fim ao uso de descartáveis. A União Europeia deve colocar em prática uma lei semelhante à que entrou em vigor em São Paulo ainda neste ano.

Problema maior na pandemia

Com o isolamento social provocado pelo coronavírus o problema aumentou. Muitas pessoas deixaram de comer fora de casa e passaram a pedir mais deliveries e, consequentemente, a consumir mais descartáveis.

Levantamentos feitos por vários aplicativos de entrega, associações comerciais e fontes independentes apontam uma elevação no número de pedidos entre 40 a 90%, dependendo do período e das fontes checadas.

Já a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), registrou um aumento de 30% na coleta de recicláveis durante a pandemia. 

Mudar o quanto antes

Por tudo isso, fica claro que essa mudança nos materiais usados no ramo da alimentação é inevitável e não precisa esperar por leis que a regulamentem.

Empresários que procurarem saber como substituir descartáveis em restaurantes, bares e lanchonetes, antes da urgência provocada por uma nova regra, conseguirão negociar melhor com os fornecedores. Além de poderem avaliar, com calma, as opções disponíveis no mercado. 

Eles também poderão prever a personalização dos novos recipientes e até usar a mudança como estratégia de marketing. Assim, poderão chamar a atenção de uma grande parcela do público que valoriza a sustentabilidade.

Um esforço conjunto entre esse setor e as próprias empresas que produzem utensílios para o food service também é urgente. É necessário educar o público sobre a importância da reutilização das embalagens recicláveis e do destinamento correto desses materiais.

Iniciativas como a Adote um Copo, da Vemplast, ajudam os consumidores a entenderem que a reutilização é um caminho muito mais viável que o descarte.

Como substituir descartáveis em restaurantes, bares e lanchonetes

O maior problema enfrentado por quem quer fazer essa transição é encontrar materiais práticos e versáteis como o plástico comum, que não tenham um custo inviável.

Vidro e cerâmica são amplamente usados em restaurantes e bares. Só que esses materiais estão sujeitos a quebras, podendo provocar acidentes graves nas cozinhas e nos salões. Além, disso exigem uma reposição constante, a um custo mais alto. 

Papel e isopor são alternativas baratas, mas que também são descartáveis. Pela perspectiva da sustentabilidade, quanto maior a vida útil de um produto, antes da reciclagem, melhor.

Metais como alumínio, aço ou inox funcionam muito bem em alguns contextos. Ainda assim têm custo elevado e nem sempre podem ser adaptados com elegância ao serviço.

Várias opções de materiais ecológicos têm surgido, mas nem todas têm a resistência e a versatilidade necessárias. 

A resposta pode estar no próprio plástico. Existem vários tipos disponíveis no mercado que podem, sim, ser reaproveitados. O polipropileno e o polietileno são exemplos de plásticos 100% recicláveis.

Bandejas da Vemplast feitas em plástico reciclável com saladas em buffet de restaurante
Bandejas de plástico reciclável da Vemplast em um buffet de saladas de um restaurante

→ Saiba mais – Polipropileno e policarbonato: veja a diferença para a sua cozinha

Vantagens do plástico reciclável

Além da variedade de formatos possíveis, alguns plásticos recicláveis, como o polipropileno, tem baixo custo, são resistentes à flexão e impacto e podem ir tanto ao freezer quanto ao micro-ondas.

No caso do policarbonato, a durabilidade é ainda maior, já que ele é 250 vezes mais resistente que o vidro, por exemplo.

Em relação às embalagens comuns de plástico ou de papel, você pode oferecer ao seu público um produto reaproveitável. Se for personalizado, ele vai garantir que sua marca esteja presente na cozinha do seu consumidor por muitos e muitos anos.

Pratos, copos, taças e bandejas, em branco e laranja, da Linha Tropical Vemplast em polipropileno, material reciclável e produtos reutilizáveis
Linha Tropical Vemplast em polipropileno, material reciclável e produtos reutilizáveis

Assim, você não só demonstra adequação aos novos tempos, como garante uma estratégia de fidelização e de aumento do valor da marca. Desse modo, estará associando o que oferece a algo durável e de melhor qualidade.

É importante, inclusive, investir em pequenas mensagens aos seus clientes, incentivando que reaproveitem a embalagem. É importante explicar que o tipo de plástico usado é reciclável, para se diferenciar dos concorrentes. 

→ Leia também: Como ter uma cozinha industrial sustentável

Silicone reutilizável

Além do plástico, os utensílios de silicone são mais uma opção para quem quer abandonar os descartáveis.

As tampas de silicone, por exemplo, são muito duradouras! Elas se destacam pela facilidade de adaptação aos potes e travessas de plástico, de vidro ou de inox, pois se encaixam em qualquer utensílio do tamanho correspondente.

Elas também conservam os nutrientes e a temperatura do alimento, dispensando o plástico filme e garantindo mais higiene na hora de servir.

Tampas de silicone da Vemplast podem ir ao micro-ondas, freezer e máquina de lavar louças.

Onde encontrar

A Vemplast é a primeira empresa brasileira a produzir uma linha de produtos específica para food service. Trabalhamos com vários tipos de plástico e também com silicone!

Nossos produtos são mais resistentes porque usamos os melhores materiais.
Entre em contato com a gente pelo formulário abaixo para saber sobre a personalização dos utensílios de seu restaurante, bar ou lanchonete. Se quiser ver as opções que oferecemos, acesse o nosso site.

One thought on “Como substituir descartáveis em restaurantes, bares e lanchonetes

  1. Vemplast Marketing says:

    Olá, Reginaldo! Vamos adorar fornecer os utensílios para sua loja! Você pode conferir nosso catálogo completo no site vemplast.com.br. Para fazer um pedido em atacado, você pode entrar em contato pelo comercial@vemplast.com.br. Não se esqueça de informar seu CNPJ, razão social, dados de contato, endereço, os itens que tem interesse em adquirir e a quantidade, assim, já enviamos o orçamento. Também podemos conversar melhor sobre sua necessidade no WhatsApp: (11) 98182-6240.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *