Quais as melhores formas de se utilizar as sobras e evitar o desperdício de comida?

Quem nunca fez um jantar em casa e no final teve que lidar com um número considerável de sobras? Pode ser considerado desperdício preparar muita comida pra pouca gente, mas o fato de não utilizar a comida restante, e até mesmo alguns ingredientes que foram usados pra montar a receita, também pode ser considerado como desperdício. Afinal, não é porque algo já foi utilizado que ele não tem mais função.

Antes que você clique pra fora desse post pensando que é impossível reutilizar comida que já foi cozida, assada ou preparada, saiba que existem maneiras, de se encontrar alguma utilidade para os alimentos que sobraram de um antigo jantar.

Aqui vai uma pequena, mas detalhada, lista sobre essas respectivas maneiras de se reutilizar as sobras e, da mesma forma, economizar na cozinha.

  • Sempre armazene o que puder ser útil

Sempre que sobrar qualquer coisa na sua cozinha, desde sopas até grandes porções de carne, procure armazenar tudo em compartimentos que podem ser colocados em um freezer de preferência. Assim você garante que eles possam ser usados no futuro próximo ou até distante, como no caso dos caldos.

  • Crie novos pratos

Não se acanhe caso sinta a vontade de usar as sobras como ingredientes para novas receitas. Linguiças que sobraram em um churrasco caem bem em um mexido bem feito, assim como pães velhos servem como torrada, que também pode ser temperada com patês, pastas de alhos e afins.

  • Use os “restos” de ingredientes

Não se tratando especificamente de sobras, mas sim dos restos de ingredientes que são usados no preparo dos pratos. Restos como caules de algumas leguminosas podem servir de complemento para uma sopa, enquanto cascas de laranja podem ser usadas além da cozinha como repelentes para afastar insetos pela casa.

Em resumo, nem tudo que sobra da refeição ou do preparo de alimentos deve ser jogado fora, você pode sempre inovar com as sobras, assim você deixa de desperdiçar alimentos enquanto busca formas de sair da rotina.

www.vemplast.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *