História do café: como se tornou tão popular no Brasil

O cafezinho é tradicional da cultura brasileira há séculos. Hoje, consumimos a bebida de diversas formas diferentes: gelado, coado, prensado, em cápsulas, com leite ou com canela. Tem até uma data especial em sua homenagem: o dia mundial do café, comemorado em 14 de abril!

Neste artigo, vamos contar a história do café no Brasil. Você vai descobrir como essa bebida se tornou uma das mais populares no nosso país e no mundo. Afinal, a cada 10 pessoas com mais de 15 anos, nove consomem a bebida com frequência.

O Brasil é responsável por um terço da produção mundial de café. Somos o maior exportador da bebida e o segundo maior consumidor! Isso se deve, em parte, às condições geográficas do nosso país, mas também à nossa história com o café, que começou no Brasil colônia e continua sendo escrita até hoje.

Café quentinho e saboroso servido na Xícara Elegance da Vemplast, feita em materiais de alta tecnologia para conservar as propriedades da bebida
Café quentinho e saboroso servido na Xícara Elegance da Vemplast, feita em materiais de alta tecnologia para conservar as propriedades da bebida

História do café

Como o café passou a fazer parte da dieta humana? Atualmente, é muito fácil tê-lo em nossa mesa logo pela manhã, mas há alguns séculos, não era tão simples assim.

Acredita-se que o café e suas propriedades foram descobertos nas planícies do continente africano. Um pastor, que costumava fazer longas viagens, ao se sentir cansado, resolver fazer uma parada. Notou que os seus bodes continuavam elétricos e agitados. Ao observar a sua volta, percebeu que eles comiam um fruto de uma planta que ele não conhecia. Resolveu comer também e, após a ingestão do fruto, sentiu-se mais disposto.

Ele ficou tão eufórico com a notícia que resolveu levar os grãos para o curandeiro local. Ao ver e entender a história, o curandeiro achou melhor se desfazer das sementes no fogo. Ao torrar o café, seu aroma inconfundível foi liberado. Assim, o curandeiro ficou interessado e dissolveu os grãos na água. Pasmem: essa foi a primeira xícara de café da história, feita quase que por acidente!

História do café no Brasil

O café chegou ao Brasil no século XVIII, proveniente da ilha Martinica, que pertencia à França. Dizem as tradições que o produto foi contrabandeado pelo português Francisco de Mello Palheta, que seduziu a esposa do governador da ilha, com intuito de conquistar os grãos.

A história do café começa na África! Hoje, o Brasil é o maior exportador da bebida no mundo.
A história do café começa na África! Hoje, o Brasil é o maior exportador da bebida no mundo.

Curiosidades sobre o café

Tomar café logo após acordar é desperdício

O organismo humano produz um hormônio chamado cortisol que, além de outras funções, nos deixa em estado de alerta. Ao levantar da cama, o cortisol está em seu ápice. Assim, você não precisa tomar cafeína logo que acorda. O ideal é tomar uma hora após acordar.

Previne Alzheimer e outras doenças

Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Lisboa, em Portugal, afirmou que o consumo de café pode retardar os sintomas do Alzheimer. Outras pesquisas científicas mostraram a eficácia do café contra diabetes tipo 2, depressão e Parkinson. Já tomou sua xícara de café hoje?

Café vicia?

Nosso organismo produz um hormônio chamado adenosina, que nos ajuda a dormir. Com o aumento do consumo de cafeína, mais receptores de adenosina são produzidos e você automaticamente vai precisar beber mais café para poder conectá-los. Esse processo pode causar dependência e sintomas de abstinência.

Demora 10 minutos para fazer efeito

Estudos na Universidade de Barcelona comprovaram que após o consumo, leva-se dez minutos para sentir os primeiros efeitos da cafeína no sangue. Em 45 minutos, ele atinge o nível mais alto, te deixando em estado de alerta. Dependendo da velocidade de absorção do organismo, os efeitos duram até cinco horas.

Café bem cremoso servido na Xícara Elegance vermelha
Café bem cremoso servido na Xícara Elegance vermelha

O café e a culinária brasileira

Como o café tem um aroma e sabor único, ele pode ser combinado com muitas receitas de sobremesas ou outras bebidas. Assim, os fãs de café podem experimentar todas as versões desse sabor inconfundível.

Entre as principais receitas de sobremesas, estão:

  • brigadeiro de café;
  • pudim de café;
  • bolo de café;
  • palha italiana.

As opções de bebidas são tão gostosas quanto. Algumas ideias para você testar em casa:

  • café gelado com água de coco;
  • caipirinha de café;
  • capuccino;
  • drink de café com vodka.

Se você gosta de ousar e ultrapassar os limites da criatividade, temos mais sugestões:

  • peito de frango ao molho de café;
  • linguiça caramelizada no café;
  • picadinho de café com pirão de leite;
  • filé mignon ao molho de café.

Como servir café em casa

Vai passar um cafezinho para receber as visitas? Lembre-se de usar os utensílios adequados para conservar a temperatura e o sabor da bebida.

O café é ideal para consumo quando está quente e fresco. Para conservar as propriedades da cafeína, o sabor e a cremosidade, invista em xícaras com design projetado especificamente para a bebida.

Café servido sem espirrar na Xícara Elegance da Vemplast, feita com design exclusivo e sofisticado para conservar a cremosidade da bebida

Melhor xícara para servir café

As xícaras da Vemplast tem um design exclusivo pensado na bebida preferida dos brasileiros. Ela possui uma abertura de 6 cm, que garante que o creme não se espalhe. Assim, o café da tarde fica ainda mais cremoso. A base oval no fundo também mantém a cremosidade e o sabor distribuídos em toda a xícara. Na hora de servir, ele não se espalha.

A Xícara Elegance de Café 80ml Vemplast é fabricada com um material de alta tecnologia, o policarbonato, que garante a constância da temperatura e não influencia no sabor do café. Ele também tem alta resistência ao impacto, é praticamente inquebrável, o que garante sua segurança no manuseio da bebida!

>> Saiba tudo sobre o policarbonato e as vantagens para a sua cozinha!

Xícaras de café da Vemplast disponíveis em três cores diferentes: branco, vermelho e preto
Xícaras de café da Vemplast disponíveis em três cores diferentes: branco, vermelho e preto

4 thoughts on “História do café: como se tornou tão popular no Brasil

    • VEM says:

      Olá, Felice. Tudo bem?

      A sua pergunta é muito legal. Dá uma olhada na resposta:

      O Policarbonato é um tipo de termoplástico, mais resistente aos impactos e às temperaturas. Diferente do Poliestireno, por exemplo, bastante utilizado na produção de copos descartáveis de uso único, o Policarbonato utilizado pela VEM tem durabilidade de 10 anos, além de ser 100% reciclável. Assim, enquanto agente de construção do futuro, a VEM tem se esforçado para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de abandonar materiais de uso único que, quando mal descartados, provocam impactos negativos à natureza.

      Caso queira saber mais sobre isso, clique aqui para conferir mais informações.

    • VEM says:

      Olá, Felipe. Tudo bem?

      Somos suspeitos para dizer, mas também adoramos as Xícaras de Café Elegance kk. Clique aqui para conferir a cor vermelha, contudo, também temos nas cores brancas e pretas. Dá uma olhada e me diz o que achou. Aguardamos você, VEM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *