Origem do Gin: uma das bebidas mais tradicionais da Europa

Taça de Gin com gin tônica e toque especial de hortelã e carambola

O Gin se tornou uma das bebidas mais populares no Brasil nos últimos anos. Mas você sabe qual a origem do Gin? Confira neste artigo!

Com sua origem em meados do século XVII, o Gin é uma bebida que merece todo o reconhecimento que tem, principalmente quando sua história nas grandes cidades europeias é levada em conta.

Hoje, vamos falar um pouquinho sobre essa história, que é carregada de charme e tradição.

O que é Gin?

Primeiro, é necessário esclarecer uma coisa, o Gin não é uma coisa só. Ele tem diferentes versões, sendo o uso de zimbro o aspecto em comum entre a fabricação de todas elas.

Algumas das variações mais conhecidas do Gin são o London Dry, Plymouth e Old Tom. Cada qual com sua característica principal.

Origem do Gin

Taça de Gin com gin tônica e toque especial de hortelã e carambola
Taça de Gin com Gin Tônica e toque especial de hortelã e carambola

A fórmula do Gin surgiu na Holanda, em meados do século XVII. Um médico estava à procura de um medicamento que tratasse problemas renais.

Em uma das tentativas do pesquisador de encontrar uma fórmula, a mistura do zimbro ao destilado de cereais resultou na bebida que, hoje, conhecemos como Gin!

A palavra Gin vem de genever, nome do zimbro em holandês. O remédio foi tão bem aceito na época que começou a ser tomado até por quem estava com os rins em perfeitas condições!

Popularização do Gin

Há quem acredite que o Gin seja uma invenção inglesa, o que não é verdade. Porém, a popularização da bebida se deu durante a Guerra dos Trinta Anos, na Inglaterra, entre os soldados ingleses.

Hoje, junto ao zimbro e ao destilado de cereais, é possível acrescentar várias combinações harmônicas de sabores, cores e aromas, para dar mais personalidade e variedade aos tipos de Gin disponíveis no mercado.

LEIA TAMBÉM: como harmonizar cervejas

Mas, quando se fala de Gin, o drink que sempre vem à cabeça é o famoso Gin Tônica (GT, para os íntimos). Pensando nisso, separamos uma pequena receita para você provar por si mesmo o sabor do tradicional Gin em uma combinação moderna e marcante.

Gin Tônica: receita do drink

Para preparar uma dose de Gin Tônica, você vai precisar só de água tônica, um limão para dar um “tcham” a mais no drink, e obviamente a estrela da receita: o Gin.

Com isso, você só precisa colocar o Gin no copo (cerca de dois dedos), e depois preencher o restante com a água tônica.

VEJA A SEGUIR: Receitas de drinks para servir nas festas de fim de ano

Receita de Gin Tônica, perfeita para servir em festas, como as festas de fim de ano!
Receita de Gin Tônica, perfeita para servir em festas, como as festas de fim de ano!

Feito isso, seu drink está pronto pra ser apreciado no seu Copo Long Drink da Vem.

2 thoughts on “Origem do Gin: uma das bebidas mais tradicionais da Europa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *