No mês da pizza, a Vemplast ficou curiosa e foi descobrir a origem dessa proeza.

A pizza é certamente uma das comidas mais adoradas pelos brasileiros. Para ter uma noção, apenas em São Paulo(cidade) são consumidas em média 1 MILHÃO DE PIZZAS! Esse número é muito grande até mesmo para os exagerados de plantão.

As pizzas que estamos acostumados hoje, massa fina, molho de tomate e queijo é uma invenção da Itália, para ser mais exato na cidade de Nápoles por volta do século 18. Mas para chegar até esse resultado foram muito séculos de aperfeiçoamento.

VEJA TAMBÉM: 5 receitas do MasterChef fáceis para fazer nessa quarentena

Para saber o início de tudo, vamos voltar a 7 mil anos atrás, na era neolítica. Nessa época, os povos trituravam com pedras o trigo e o farelo que se obtinha com isso era adicionado água e assado sob pedras quentes. O resultado era uma massa não muito diferente do pão sírio, e também era conhecido como “Pão de Abrahão”.

Esse pão ficou famoso entre civilizações, e em cada local que era assado, ganhava uma cara nova, começando a ganhar a cara que conhecemos hoje. E foi na Grécia que começaram os recheios mais parecidos com os que temos hoje, os gregos tinha o costume de fazer a massa com temperos e mel.

Pelo porto de Nápoles, a massa chegou e ganhou o nome. A origem da palavra é germânica, com o termo bizzo, que significa “mordida”, traduzindo, ficou pizza. Interessante né? E a pizza não saiu mais da cidade, por lá ela foi ganhando o apreço das pessoas e começaram a usar um ingrediente até antes ignorado: o tomate!

O tomate chegou na Europa vindo da América, porém as pessoas não o usavam pois acreditavam ser um alimento venenoso. Foi na própria cidade de Nápoles que ele começou a ser adicionado em receitas, e claro que uma hora ele iria parar na bizzo, quer dizer, pizza!

Mas e como a pizza ficou tão popularizada?

Em 1889, a pizza ganhou sua fama tão merecida! Em uma visita à Nápoles, o rei e rainha da Itália, Humberto I e a rainha Marghuerita viram as pessoas comendo pizza na rua e não ficaram para trás.

Fizeram um pedido especial para o pizzaiolo Pietro Colicchio, uma pizza com o nome da rainha. O pizzaiolo lembrou das cores da bandeira da Itália e acrescentou junto a massa queijo, tomate e manjericão. Pronto!

Assim foi criada a pizza Marguerita que encantou o rei e a rainha, e logo depois ganhou o mundo!

Interessante sabermos a história da pizza, mesmo que de forma reduzida. Durante todos esses anos, muitas vidas e histórias se misturaram nas massas de pizzas, e por conta disso, é um alimento comum para nós, e com cara de final de semana perfeito!

Curiosidade sobre o mercado de pizzaria no Brasil!

O Brasil tem mais de 36 mil pizzarias.

Imagina a quantidade dessas delícias não são feitas por dia? Estima-se que somente na cidade de São Paulo são feitas mais de 1 milhão delas, imagina no país todo? É de arrepiar!

Mas sabia que 5 sabores juntos, representa 80% dos pedidos no Brasil! E são 5 apenas, acredita!? Elas são:

1 – Calabresa
2 – Portuguesa
3 – Marguerita
4 – Frango com catupiry
5 – Muçarela

Eai, a sua predileta está nesta lista? Comenta com a gente o sabor que você sempre pede na sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *