Conheça a origem da pizza muito além da Itália!

Mesa posta com pratos, para ilustrar a origem da pizza.O Brasil produz cerca de um milhão de pizzas diariamente, de acordo com a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo. Não é a toa que o consumo da massa vem crescendo no país, conforme apontou a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Mas qual a origem da pizza, prato favorito não só entre os brasileiros, mas mundialmente? Neste artigo vamos contar um pouco!

Origem da pizza antes da Itália

As pizzas que estamos acostumados hoje, com massa fina, molho de tomate e queijo, é uma invenção italiana. Para ser mais exato, sua invenção aconteceu na cidade de Nápoles, por volta do século 18. Mas para chegar até esse resultado foram séculos de aperfeiçoamento.

Mas, para saber o início de tudo, vamos voltar há 7 mil anos, na Era Neolítica. Nessa época, os povos trituravam com pedras o trigo e o farelo. Depois, era adicionado água e a massa resultante era assada sob pedras quentes. O resultado era uma massa não muito diferente do pão sírio que conhecemos hoje, que era conhecido como “Pão de Abrahão”.

Com o passar do tempo, a massa se popularizou entre civilizações. Dessa forma, em cada local que era assada, ganhava uma nova versão e, aos poucos, foi ganhando a cara que conhecemos hoje. Porém, foi na Grécia que os recheios começaram a ser feitos de forma mais parecida com os atuais.

A chegada na Itália

Pelo porto de Nápoles, a massa chegou e ganhou o nome. A origem da palavra é germânica, com o termo bizzo, que significa mordida. Traduzindo, ficou pizza. Interessante, né?

E a pizza não saiu mais da cidade. Por lá, ela foi ganhando o apreço das pessoas. Nesse momento, é que um ingrediente até então ignorado é incrementado a massa, o tomate! A fruta chegou na Europa por meio da América, porém as pessoas não a usavam porque acreditavam ser um alimento venenoso. Mas, em Nápoles esse mito foi quebrado e passou a ser adicionado as receitas.

!VEJA TAMBÉM: 5 receitas do MasterChef fáceis para fazer nessa quarentena

Mas como a massa ganhou o mundo?

Em 1889, a pizza ganhou a fama tão merecida! Em uma visita à Nápoles, o rei e rainha da Itália, Humberto I e a rainha Marghuerita viram as pessoas comendo pizza na rua e não ficaram para trás. E fizeram um pedido especial para o pizzaiolo Pietro Colicchio, uma pizza com o nome da rainha.

O pizzaiolo lembrou das cores da bandeira da Itália e acrescentou junto a massa, queijo, tomate e manjericão. Pronto! Assim foi criada a pizza Marguerita que encantou a realeza. Logo depois, ganhou o mundo!

Interessante sabermos a origem da pizza. Durante todos esses anos, muitas vidas e histórias se misturaram nas massas das pizzas. Por conta disso, é um alimento comum para nós, e com cara de final de semana perfeito!

Curiosidade sobre as pizzas no Brasil

Você sabia que o Brasil tem mais de 36 mil pizzarias? Imagina que quantidade dessas delícias não são feitas por dia? Estima-se que, que no Brasil, são feitas mais de 1 milhão delas. Temos 5 sabores que, juntos, representam 80% dos pedidos no país. Eles são:

1 – Calabresa
2 – Portuguesa
3 – Marguerita
4 – Frango com catupiry
5 – Muçarela

E aí, a sua predileta está nesta lista? Comente o sabor que você sempre pede na sua casa.

De Chef para chef: dica Vemplast para donos de pizzarias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *