Descubra a origem da pizza muito além da Itália!

A pizza é, certamente, uma das comidas mais adoradas pelos brasileiros. Para ter uma noção, apenas em São Paulo (SP), são consumidas cerca de 1 MILHÃO DE PIZZAS por dia! Esse número é muito grande até mesmo para os exagerados de plantão. Mas você já se perguntou qual a origem da pizza?

Pizza servida no prato e bandeja da Vemplast
Pizza servida no prato e bandeja da Vemplast

Criação da pizza

As pizzas a que estamos acostumados hoje, vom massa fina, molho de tomate e queijo, é uma invenção da Itália. Para ser mais exato, sua invenção aconteceu na cidade de Nápoles, por volta do século 18. Mas para chegar até esse resultado foram muito séculos de aperfeiçoamento.

VEJA TAMBÉM: 5 receitas do MasterChef fáceis para fazer nessa quarentena

O antepassado da pizza

Para saber o início de tudo, vamos voltar 7 mil anos atrás, na Era Neolítica. Nessa época, os povos trituravam com pedras o trigo e o farelo. Depois, era adicionado água e a massa resultante era assada sob pedras quentes. O resultado era uma massa não muito diferente do pão sírio, e também era conhecido como “Pão de Abrahão”.

Esse pão ficou famoso entre civilizações. Em cada local que era assado, ganhava uma cara nova. Aos poucos, foi ganhando a cara que conhecemos hoje. E foi na Grécia que começaram os recheios mais parecidos com os que temos hoje, os gregos tinha o costume de fazer a massa com temperos e mel.

A chegada na Itália

Pelo porto de Nápoles, a massa chegou e ganhou o nome. A origem da palavra é germânica, com o termo bizzo, que significa mordida. Traduzindo, ficou pizza. Interessante, né?

E a pizza não saiu mais da cidade. Por lá, ela foi ganhando o apreço das pessoas. Eles passaram a usar um ingrediente até então ignorado: o tomate!

O tomate chegou na Europa vindo da América, porém as pessoas não o usavam pois acreditavam ser um alimento venenoso. Foi na própria cidade de Nápoles que ele começou a ser adicionado em receitas, e claro que uma hora ele iria parar na bizzo, quer dizer, pizza!

Mas como a pizza foi popularizada?

Para servir sua pizza favorita, que tal os pratos e copos da Vemplast?
Para servir sua pizza favorita, que tal os pratos e copos da Vemplast?

Em 1889, a pizza ganhou a fama tão merecida! Em uma visita à Nápoles, o rei e rainha da Itália, Humberto I e a rainha Marghuerita viram as pessoas comendo pizza na rua e não ficaram para trás.

Fizeram um pedido especial para o pizzaiolo Pietro Colicchio, uma pizza com o nome da rainha. O pizzaiolo lembrou das cores da bandeira da Itália e acrescentou junto a massa queijo, tomate e manjericão. Pronto!

Assim foi criada a pizza Marguerita que encantou o rei e a rainha. Logo depois, ganhou o mundo!

Interessante sabermos a origem da pizza. Durante todos esses anos, muitas vidas e histórias se misturaram nas massas de pizzas. Por conta disso, é um alimento comum para nós, e com cara de final de semana perfeito!

Curiosidade sobre pizzas no Brasil!

Você sabia que o Brasil tem mais de 36 mil pizzarias?

Imagina que quantidade dessas delícias não são feitas por dia? Estima-se que, somente na cidade de São Paulo, são feitas mais de 1 milhão delas. imagina no país todo?

Temos 5 sabores que, juntos, representam 80% dos pedidos no Brasil! Eles são:

1 – Calabresa
2 – Portuguesa
3 – Marguerita
4 – Frango com catupiry
5 – Muçarela

E aí, a sua predileta está nesta lista? Comente o sabor que você sempre pede na sua casa.

De Chef para chef: dica Vemplast para donos de pizzarias

One thought on “Descubra a origem da pizza muito além da Itália!

  1. Pingback: Dias dos pais chegando, qual o presente ideal para o seu? - Vemplast

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *