Segurança Na Cozinha: A Importância Dos EPIs Para O Seu Restaurante E Funcionários.

A cozinha é um dos ambientes que mais precisam de atenção e cuidado, principalmente em cozinhas industriais, como restaurantes, por exemplo.

Na cozinha industrial, é imprescindível treinamentos para se qualificar e estar apto a função, assim, minimizando ao máximo os riscos que esse ambiente propõe. Tanto o chef quanto seus auxiliares correm o risco constante de sofrerem queimaduras devido às altas temperaturas

, assim como também correm o risco de acabar se cortando manuseando facas afiadas a todo o momento.

É para evitar esse tipo de situação, e também reduzir ao máximo as chances desse tipo de acidente acontecer que existem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Os EPIs são equipamentos de segurança obrigatórios em várias áreas, principalmente em cargos industriais. Na cozinha industrial, os EPIs evitam situações de danos físicos como cortes, queimaduras e quedas, além de também evitar a contaminação dos alimentos e ingredientes usados na preparação das receitas.

Mas fique tranquilo, conhecendo os EPIs necessários e essenciais para o uso na cozinha, você vai conseguir desempenhar o seu papel com maestria e principalmente, segurança.

Luvas

Existem vários tipos de luvas que podem ser utilizados na cozinha, e elas são essenciais para a proteção dos cozinheiros durante o preparo dos alimentos.

As luvas térmicas podem evitar queimaduras e facilitar o manuseio das assadeiras e panelas quentes

Existem também as luvas feitas de látex que servem para a limpeza dos utensílios e até mesmo da própria cozinha.

Aventais

Assim como os que usamos em casa, os aventais utilizados em cozinhas industriais também são muito importantes para a proteção do corpo. Geralmente eles são produzidos em materiais mais resistentes, e te ajudam a proteger o corpo de respingos de óleo quente, por exemplo.

Toucas e Máscaras

Talvez esses sejam os itens que mais vemos no dia a dia, por sem um sinônimo de higiene na preparação dos alimentos.

As toucas são imprescindíveis para impedir que os cabelos caiam na comida.

Já a máscara, é para evitar a contaminação de bactérias que possam cair nos alimentos.

Esses são os principais itens exigidos para todos que entram em uma cozinha industrial.

Sapatos para Cozinha

Outro item muito importante são os calçados especiais para cozinha. 

Além de serem confortáveis, já que a profissão exige muitas horas em pé, são fabricados em materiais resistentes, para proteção dos pés e com solados antiderrapantes, para evitar acidentes nesses locais que geralmente são molhados e escorregadios.

Agora que você já sabe da importância dos EPIs e também já conheceu alguns dos mais importantes para a cozinha industrial, é importante seguir à risca as normas da empresa, as formas de uso, e sempre se atualizar com cursos e palestras sobre a segurança no trabalho.

Afinal, além de colocar sua saúde em risco, restaurantes que receberem visitas de fiscais e não estiverem usando os EPIs de acordo com o necessário podem ser autuados e precisam pagar multa. Então podemos concordar que o risco não vale a pena, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *