Como fazer macarrão: conheça os tipos, veja dicas e receitas!

Entenda quais são as diferenças entre os seis tipos, veja dicas de como fazer macarrão e ainda uma receita completa de macarrão à carbonara!
Macarrão é uma ótima opção para preparar em casa, em família!
Macarrão é uma ótima opção para preparar em casa, em família!

O macarrão é uma das comidas mais antigas do mundo! Ele surgiu na China e foi eternizado pelos italianos. Aliás, o Dia Internacional do Macarrão, comemorado em 25 de outubro, foi criado em 1995, durante o 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, na Itália.  Mas você sabe como fazer macarrão?

Seja ao alho e óleo, à carbonara, à bolonhesa, Alfredo, Pomodoro ou de qualquer outro modo, o macarrão é sempre uma ótima pedida! Neste artigo, você vai entender mais sobre os tipos de macarrão e vai ver dicas para não errar na hora de fazer macarrão em casa.

Ainda selecionamos uma receita especial para preparar em família! Confira.

Conheça os seis tipos de macarrão

Existem 6 tipos de macarrão:

Macarrão de Sêmola: é elaborado com farinha de trigo especial.

Macarrão com Ovos: é elaborado com a adição de três ovos por quilo de farinha.

Macarrão Comum: é elaborado com farinha de trigo e água.

Macarrão Caseiro: é elaborado de forma artesanal através da qual a massa é laminada, apresentando maior porosidade e absorção do molho.

Macarrão Grano Duro: é chamado assim porque é elaborado a partir de um trigo especial chamado trigo durum. O Macarrão do tipo Grano Duro fica naturalmente al dente, ou seja, soltinho, porém consistente e ideal para a boa mastigação.

Macarrão Integral: é elaborado com farinha de trigo integral e contém mais fibra em sua composição. Ideal para pessoas que necessitam de dietas especiais e acompanhamento de nutricionistas.

Dicas Vemplast: como fazer o macarrão perfeito

Muuuita água

A massa vai inchar, crescer e dobrar de tamanho. Por isso, a proporção adequada é de cerca de 1 litro de água para cada 100g de massa.

 Salgada

A massa deve ser cozida em água salgada. Assim que começar a ferver, é indicado colocar 1 e 1/2 colher de sopa de sal para cada 1/2 quilo de massa.

Óleo no cozimento não!

O fio de óleo que muita gente usa só serve para deixar a massa pesada, untada e dificultar a aderência de molho. A única exceção é para massas frescas recheadas.

De olho no relógio!

Todas as marcas trazer o tempo indicado na embalagem. Cada massa tem o seu, que deve ser respeitado sem mais nem menos.

Al dente

O ideal é que as massas fiquem al dente (cozida, mas ainda firme) oferecendo certa resistência ao morder. Se ficarem muito moles não absorvem molho e ficam pesadas.

Não quebre massas

Se você escolheu uma massa longa (como Espaguete) o indicado é comê-la assim. Na hora do cozimento, caso fique um pouco para fora, vá mexendo delicadamente com uma colher de pau e cabo longo que aos poucos ela ficará flexível e caberá na panela.

Escorra rapidamente

Dado o tempo de cozimento da massa, escorra imediatamente. Mesmo com o fogo desligado, a massa continuará cozinhando se ficar na água. Depois de escorrida, não lave a massa com água fria (a não ser que a ideia seja usá-la em uma salada).

Água do cozimento

Sempre reserve uma concha da água do cozimento. Ela é a melhor saída para dar caldo aos molhos, sem perde corpo (graças ao residual de trigo que a massa solta na água).

Misture imediatamente

O molho sempre deve estar pronto antes da massa. Esse é um tópico muito importante, pois se a massa estiver pronta e ficar aguardando o cozimento do molho, ela irá esfriar, grudar, perder textura e qualidade.

Huuumm, deu agua na boca né?

Para finalizar este artigo, vamos de receita!

O famoso macarrão à carbonara foi considerado o preferido dos italianos.

Receita de Macarrão à Carbonara

Ingredientes

  • 200 g espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
  • ½ xícara (chá) de bacon em cubos (75 g)
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Leve uma panela média com 2 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar, pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente.

Enquanto o macarrão cozinha, prepare os outros ingredientes. Numa sopeira pequena um ovo de cada vez e em seguida, transfira para uma sopeira maior (lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas). Junte o queijo parmesão ralado e bata bem com um garfo para misturar.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, doure o bacon por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Diminua o fogo, regue o vinho branco, com cuidado para não espirrar, misture bem e desligue o fogo.

Finalização

Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento.

Agora, você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com o bacon quente, junte os ovos e misture bem – a ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme. Volte a frigideira ao fogo bem baixinho e vá adicionando a água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Cuidado para não cozinhar demais os ovos.

Ficando pronto, sirva em uma Travessa Stillo da Vemplast pra levar ainda mais personalidade pra sua receita. Adicione pimenta do reino à gosto.

1 thoughts on “Como fazer macarrão: conheça os tipos, veja dicas e receitas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *