Tipos de Macarrão pra comemorar o Dia do Macarrão

No dia 25 de Outubro, comemoramos o Dia do Macarrão. O macarrão, uma das comidas mais antigas do mundo, que surgiu na China e foi eternizada pelos italianos. Aliás, o Dia Internacional do Macarrão foi criado em 1995, durante o 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, na Itália. 

Seja ele ao Alho e óleo, A carbonara, A bolonhesa, Alfredo, Pomodoro ou de qualquer outro modo, o macarrão é sempre uma ótima pedida.

Separamos algumas curiosidades e uma receita incrível, para você comemorar em alto estilo.

Existem 6 tipos de Macarrão

Macarrão de Sêmola: é elaborado com farinha de trigo especial.

Macarrão com Ovos: é elaborado com a adição de três ovos por quilo de farinha.

Macarrão Comum: é elaborado com farinha de trigo e água.

Macarrão Caseiro: é elaborado de forma artesanal através da qual a massa é laminada, apresentando maior porosidade e absorção do molho.

Macarrão Grano Duro: é chamado assim porque é elaborado a partir de um trigo especial chamado trigo durum. O Macarrão do tipo Grano Duro fica naturalmente al dente, ou seja, soltinho, porém consistente e ideal para a boa mastigação.

Macarrão Integral: é elaborado com farinha de trigo integral e contém mais fibra em sua composição. Ideal para pessoas que necessitam de dietas especiais e acompanhamento de nutricionistas.

Agora que você já sabe os tipos de macarrão, separamos mais algumas

Dicas para deixar a sua massa perfeita:

  1. Muuuita água

A massa vai inchar, crescer e dobrar de tamanho. Por isso, a proporção adequada é de cerca de 1 litro de água para cada 100g de massa.

  •  Salgada

A massa deve ser cozida em água salgada. Assim que começar a ferver, é indicado colocar 1 e 1/2 colher de sopa de sal para cada 1/2 quilo de massa.

  • Óleo no cozimento não!

O fio de óleo que muita gente usa só serve para deixar a massa pesada, untada e dificultar a aderência de molho. A única exceção é para massas frescas recheadas.

  • De olho no relógio!

Todas as marcas trazer o tempo indicado na embalagem. Cada massa tem o seu, que deve ser respeitado sem mais nem menos.

  • Al dente

O ideal é que as massas fiquem al dente (cozida, mas ainda firme) oferecendo certa resistência ao morder. Se ficarem muito moles não absorvem molho e ficam pesadas.

  • Não quebre massas

Se você escolheu uma massa longa (como Espaguete) o indicado é comê-la assim. Na hora do cozimento, caso fique um pouco para fora, vá mexendo delicadamente com uma colher de pau e cabo longo que aos poucos ela ficará flexível e caberá na panela.

  • Escorra rapidamente

Dado o tempo de cozimento da massa, escorra imediatamente. Mesmo com o fogo desligado, a massa continuará cozinhando se ficar na água. Depois de escorrida, não lave a massa com água fria (a não ser que a ideia seja usá-la em uma salada).

  • Água do cozimento

Sempre reserve uma concha da água do cozimento. Ela é a melhor saída para dar caldo aos molhos, sem perde corpo (graças ao residual de trigo que a massa solta na água).

  • Misture imediatamente

O molho sempre deve estar pronto antes da massa. Esse é um tópico muito importante, pois se a massa estiver pronta e ficar aguardando o cozimento do molho, ela irá esfriar, grudar, perder textura e qualidade.

Huuumm, deu agua na boca né?

Agora vamos de Receita?!

O famoso “Macarrão à carbonara” foi considerado o preferido dos italianos.

Abaixo, temos uma

Receita para aproveitar e comemorar essa data deliciosa!

  • INGREDIENTES
  • 200 g espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
  • ½ xícara (chá) de bacon em cubos (75 g)
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • MODO DE PREPARO

Leve uma panela média com 2 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar, pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente.

Enquanto o macarrão cozinha, prepare os outros ingredientes. Numa sopeira pequena um ovo de cada vez e em seguida, transfira para uma sopeira maior (lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas). Junte o queijo parmesão ralado e bata bem com um garfo para misturar.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, doure o bacon por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Diminua o fogo, regue o vinho branco, com cuidado para não espirrar, misture bem e desligue o fogo.

Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento.

Agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com o bacon quente, junte os ovos e misture bem – a ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme. Volte a frigideira ao fogo bem baixinho e vá adicionando a água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Cuidado para não cozinhar demais os ovos.

Ficando pronto, sirva em uma Travessa Stillo da Vemplast pra levar ainda mais personalidade pra sua receita. Adicione pimenta do reino à gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *