Tudo que você precisa saber sobre polipropileno

sopeiras da vemplast feitas em polipropileno para cozinha
sopeiras da Vemplast na cor vermelha, feitas em polipropileno, saiba tudo sobre esse material aqui!

Já explicamos, no blog da Vemplast, sobre os vários tipos de plástico. Nesse artigo, você vai entender mais a fundo sobre o polipropileno, um dos materiais mais utilizados para utensílios domésticos por ser versátil, seguro, livre de BPA e reciclável! 

O que é polipropileno

O polipropileno (PP) é uma resina muito utilizada pela indústria do plástico. Ela é considerada uma resina termoplástica, porque pode ser moldada quando submetida a temperatura elevada. 

Principais características

Como é um material de baixo custo, o polipropileno permite a criação de produtos com um ótimo preço. 

Ele é reciclável, o que significa que têm um impacto mais positivo para o meio ambiente do que os descartáveis. 

Além disso, aceita coloração com facilidade. O que permite a produção de utensílios com uma variedade de cores muito interessante!

Outras características são a baixa absorção de umidade e resistência a temperaturas de -10ºC até +60ºC. Produtos de polipropileno para cozinha podem ir ao freezer e ao micro-ondas. 

O polipropileno também é resistente à flexão e impacto, por isso, as peças têm uma ótima durabilidade. Ele é um tipo de plástico livre de BPA, o que torna seus produtos seguros para o manuseio de bebês e crianças.

Produtos do dia a dia feitos com polipropileno

Esse tipo de plástico permite a confecção de produtos com dobras no próprio material. Por isso, pode ser usado em formatos diversos e peças como estojos e tampas. Além disso, costuma ser utilizado na fabricação de:

  • utensílios de cozinha, como copos, vasilhas e travessas;
  • embalagens flexíveis em formato de filmes e películas;
  • cadeiras plásticas;
  • brinquedos;
  • peças estruturais de fábricas (dutos, tanques);
  • aparelhos ortopédicos;
  • engrenagens;
  • peças de eletrodomésticos;
  • autopeças.

Como é a fabricação de produtos com polipropileno

Esse tipo de plástico pode ser processado de várias formas. A mais utilizada é a injeção, que possibilita produções com um alto nível de precisão.

Nesse processo, utiliza-se o polipropileno superaquecido e derretido. O líquido é injetado na forma ou molde do objeto desejado e, em seguida, resfriado para enrijecer.

Na Vemplast, fabricamos utensílios com polipropileno por meio do processo de injeção e produzimos nossos próprios moldes. Se você é da indústria de food service e precisa de um utensílio de polipropileno do seu jeito, conte com a gente para confeccionar o molde e produzí-los!

Benefícios

  • Preserva o meio ambiente pois é completamente reciclável
  • Substitui o uso de plásticos descartáveis por utensílios reutilizáveis que podem cumprir as mesmas funções
  • Economiza gastos por ser um material de baixo custo e muito durável

Polipropileno na cozinha

Esse é um ótimo plástico para ser utilizado em utensílios da cozinha, porque é altamente leve, atóxico e antiaderente. 

Os utensílios de cozinha de plástico são uma boa opção para quem quer substituir os descartáveis. É uma forma de economizar e produzir menos lixo! 

“Os produtos da Vemplast em polipropileno são ideais para negócios que têm cozinhas pouco automatizadas, mais manuais, porque são muito leves, não causam acidentes e podem chegar a uma vida útil de até dois anos. Assim, você economiza dois anos de descartáveis e ainda preza pela segurança da equipe!”

– Ricardo Oliveira, diretor comercial da Vemplast

O polipropileno é a melhor escolha para quem quer um produto mais durável que os descartáveis, mas por um valor em conta. 

>> SAIBA MAIS: Como substituir descartáveis em bares, restaurantes e lanchonetes

Desvantagens do polipropileno na cozinha

Vale lembrar que esse plástico não suporta temperaturas extremas. Esse tipo de material não pode ir ao forno ou em carrinhos térmicos. Eles são mais indicados para servir, e não para preparar. 

Por isso, cozinhas profissionais que trabalham com fornos industriais podem considerar outros tipos de plástico, como o policarbonato. 

>> LEIA TAMBÉM: Polipropileno e policarbonato – veja a diferença para a sua cozinha

Onde comprar produtos de polipropileno para cozinha

A Linha Tropical da Vemplast reúne os utensílios que desenvolvemos para explorar toda a versatilidade do polipropileno. É uma linha completa de produtos para food service em uma grande variedade de cores. 

Nossas linhas Tropical e na Tendência são feitas de polipropileno e aproveitam essa variedade de cores que o material permite. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *